Apresentação do Trabalho

Apresentação

Esse trabalho destina-se a apresentar a Psicopedagogia como uma profissão reconhecida nacionalmente embasada em leis e que é de fundamental importância ter um profissional desse ramo nos ambientes escolares.

Objetivos Gerais:
Realizar pesquisa exploratória sobre os diversos campos de atuação profissional dos pedagogos a fim de contribuir para com o conhecimento pedagógico em distintas áreas: Pedagogia Escolar (coordenadores, gestores, professores), Pedagogia Empresarial, Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia.

Justificativa
Como é um tema que abrange muitas questões escolhemos principalmente por trabalhar com aprendizagem e que também envolve distúrbios que prejudica o desenvolvimento da criança. Este trabalho é de suma importância para nos levar a uma compreensão de como é importante estarmos atentos a essas questões que a psicopedagogia trabalha principalmente se formos desenvolver nossas atividades em sala de aula. A criança necessita atenção e no que diz respeito ao seu ensino aprendizagem para poder ter um desenvolvimento de forma qualitativa.

Perguntas importantes
1. O que é a psicopedagogia? A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

2. Quem são os psicopedagogos? São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.

3. Onde atuam? O psicopedagogo poderá atuar em escolas e empresas (psicopedagogia institucional), na clínica (psicopedagogia clínica).

4. Como se dá o trabalho na clínica? O psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA, anamnese. Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da frequência e da presença e o que ocorrer, ou seja, fará o enquadramento. Neste momento não é recomendável falar sobre o histórico do sujeito, já que isto poderá contaminar o diagnóstico interferindo no olhar do psicopedagogo sobre o sujeito. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao final das sessões numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.

5. O diagnostico é composto de quantas sessões? Entre 8 a 10 sessões, sendo duas sessões por semana, com duração de 50 minutos cada.

6. E depois do diagnóstico? O diagnóstico poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico, mas poderá também identificar outros problemas e aí ele poderá indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.

7. E o tratamento psicopedagógico? O tratamento poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico, ou poderá ser feito com outro psicopedagogo. Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior atenção. O psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando-o a compreender estes erros. Irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem. O profissional poderá ir até a escola para conversar com o(a) professor(a), afinal é ela que tem um contato diário com o aluno e poderá dar muitas informações que possam ajudar no tratamento. O psicopedagogo precisa estudar muito. E muitas vezes será necessário recorrer a outro profissional para conversar, trocar ideias, pedir opiniões, ou seja, fazer uma supervisão psicopedagógica.

8. Como se dá o trabalho na Instituição? O psicopedagogo na instituição escolar poderá: - ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos possam entender melhor as aulas; - ajudar na elaboração do projeto pedagógico; - orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem; - realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem; - encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicos; - conversar com os pais para fornecer orientações; - auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si; - Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar de orientação.

9. O que é fundamental na atuação psicopedagógica? A escuta é fundamental para que se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, e como diz Nádia Bossa, “perceber o interjogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar”. O psicopedagogo também deve estar preparado para lidar com possíveis reações frente a algumas tarefas, tais como: resistências, bloqueios, sentimentos, lapsos etc. E não parar de buscar, de conhecer, de estudar, para compreender de forma mais completa estas crianças ou adolescentes já tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais e professores.

Diagnóstico:
Visitamos o Instituto de Cegos da Bahia, porém nesta instituição os psicopedagogos atuam como pedagogos e os alunos são crianças com deficiência visual que estudam um turno na escola normal e no outro está no instituto.

Conclusão
O objetivo inicial era saber como era a atuação dos profissionais psicopedagogos e sua forma de intervenção no desenvolvimento da criança e como era feito os pareceres e sua relação com os professores que atuam com as crianças que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem. Tivemos algumas dificuldades em primeiro lugar com a disponibilidade de horário, pois realizar uma pesquisa de campo é complicada, requer programação, tempo livre, e outras coisas. Sem contar que os locais que fizemos contato por telefone a maioria dos profissionais não estavam disponíveis na instituição ou estavam de recesso devido ao período junino. Contudo, as possibilidades futuras é que a partir dos conhecimentos adquiridos na realização do trabalho podemos pensar em ser um profissional da área e contribuir para o desenvolvimento das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário