Síndrome de Irlen

As pesquisas indicam que cerca de 46% das pessoas com dificuldades escolares têm Síndrome de Irlen, condição que afeta pessoas de todas as idades, com inteligência normal ou superior à média e está relacionada à desorganização, no cérebro, das informações recebidas pelo sistema visual. Sua causa é a sensibilidade a certas ondas de luz, o que provoca, por exemplo, distorções no material de leitura e escrita, resultando em menor qualidade no desempenho escolar e de vida.


Leitura lenta e segmentada,  comprometendo a velocidade de cognição e a memorização;
Cansaço, inversões, trocas de palavras e perda de linhas no texto, desfocamento, sonolência, distúrbios visuais, dores de cabeça, irritabilidade, enjôo, distração e fotofobia (sensibilidade à luz branca) após um intervalo relativamente curto na leitura;
Uso constante de bonés justificando incômodo pela luminosidade;
Preferência por permanecer em  ambientes na penumbra;
Dificuldades na percepção espacial e de profundidade;
Esbarra constantemente nos móveis e pessoas.

Caso perceba alguns, ou todos, dos sintomas acima descritos o ideal é procurar por um especialista em avaliação/triagem da Síndrome de Irlen, credenciado pelo Hospital de Olhos.
É bom lembrar que muitos adultos também sofrem desde a sua infância com os sintomas da Síndrome de Irlen e ainda desconhecem o tratamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário